Líder regional morre em atentado suicida do Talibã

Um líder do governo regional de Khiber Pakhtunkhwa, Bashir Ahmed Bilour, morreu neste sábado em um atentado suicida registrado na cidade de Peshawar, capital dessa província situada no oeste do Paquistão, informou a emissora local “Geo”.

O ataque, que causou nove mortes – incluindo a do líder – e deixou mais 18 pessoas feridas, foi reivindicado pelo movimento talibã paquistanês, o Therik-e-Talibã, e aconteceu na saída de uma reunião da formação de Ahmed Bilour, o Partido Nacional Awami.

Após a explosão, o líder do governo regional chegou a ser levado a um hospital, mas, devido aos graves ferimentos sofridos no pescoço e no estômago, acabou morrendo minutos depois.

Ahmed Bilour pertencia a uma família pashtun de longa tradição política na região, uma das mais violentas do Paquistão e onde o Partido Nacional Awami defende posturas laicas e socialistas.

Situada próximo à fronteira com o Afeganistão, a província de Khiber Pakhtunkwa serve de refúgio para vários grupos armados, entre os quais o movimento talibã local se destaca como um dos mais ativos.