Líder oposicionista da Etiópia é libertada pelo governo

Funcionários do governo da Etiópia libertaram hoje uma líder da oposição, Birtukan Mideksa, que havia sido condenada à prisão perpétua após supostamente ter violado um acordo de perdão oferecido pelo governo, em 2008. Um repórter da Associated Press viu a oposicionista Mideksa chegar em casa, na capital etíope, na manhã de hoje. A libertação de Mideksa ocorre apenas alguns dias antes do primeiro-ministro Meles Zenawi tomar posse para seu quarto mandato consecutivo, de cinco anos.

O partido de Zenawi obteve uma esmagadora vitória eleitoral em maio deste ano, derrotando muitos oposicionistas do partido de Mideksa. A União Europeia (UE) e os Estados Unidos expressaram preocupações com a transparência do processo eleitoral. Líderes opositores pediram que as eleições fossem novamente realizadas. Segundo a oposição, eleitores e candidatos foram intimidados.

Mideksa foi um dos 100 políticos da oposição que o governo de Zenawi deteve após as eleições de 2005 e acusou de traição. Mais tarde, ela foi libertada após assinar o acordo com o governo, mas presa novamente. Zenawi tomou o poder na Etiópia com o golpe de Estado de 1991.

Voltar ao topo