A Itália vai aprovar até 15 bilhões de euros (US$ 19,6 bilhões) em cortes de impostos, uma “ninharia”, uma vez que os gastos públicos anuais são de mais de 50 vezes esse tamanho”, afirmou o líder do partido do ex-premiê Silvio Berlusconi na Câmara, Renato Brunetta.

continua após a publicidade

Ele afirmou que a coalizão do governo vai cancelar o imposto sobre propriedade e o aumento planejado para o Imposto sobre Valor Agregado (IVA) e vai buscar financiamento extra para os benefícios aos desempregados, assim como impulsionar o emprego entre jovens. “Não teremos nenhuma dificuldade”, disse ele, frisando que seu partido vai retirar seu apoio ao governo se o imposto sobre propriedade não for cancelado.

Brunetta e outros líderes políticos se reunirão com o primeiro-ministro, Enrico Letta, e o ministro de Economia, Fabrizio Saccomanni, nesta sexta-feira, para detalhar as novas medidas.

Segundo Brunetta, as medida entrarão em vigor em meados do ano e representarão entre “10 bilhões de euros e 15 bilhões de euros, ou até mais”. “Isso é uma ninharia em face dos 800 bilhões de euros de gastos públicos da Itália por ano.”

continua após a publicidade

Os 15 bilhões de euros representam aproximadamente 1,0 ponto porcentual do Produto Interno Bruto (PIB) do país e o atual plano fiscal é manter o déficit orçamentário abaixo de 3%. As informações são da Dow Jones.