Líder do Tea Party consegue vitória apertada em Minnesota

A deputada republicana Michele Bachmann, líder do movimento conservador Tea Party, venceu o desafiante democrata Jim Graves e foi reeleita pelo Estado de Minnesota.

Com quase 100% dos votos apurados, os republicanos mantiveram o controle da Câmara de Representantes, com 234 cadeiras contra 192 dos democratas.
O Senado permaneceu democrata, com a maioria de 53 cadeiras contra 45 do partido rival. A Casa também terá um recorde de mulheres, com 20 senadoras a partir de janeiro.

Bachmann, conhecida pelas declarações polêmicas, disputou as primárias na tentativa de ser a candidata do Partido Republicano à presidência.

A deputada bateu o empresário Graves por 4.207 votos, ficando com 50,6% da preferência no sexto distrito eleitoral do Estado, contra 49,4% do rival.
A legislação eleitoral em Minnesota determina recontagens de votos apenas quando a diferença entre os candidatos seja menor que meio ponto percentual.

“Tem sido uma verdadeira honra e um privilégio representar o povo do sexto distrito de Minnesota no Congresso, e sinto-me humilde por colocarem sua confiança em mim para mais um mandato. Sou extremamente grata aos meus dedicados voluntários por passarem incontáveis horas batendo em portas e fazendo ligações”, disse Bachmann.

Líder do Tea Party, movimento de ultra direita do Partido Republicano que prega menor intervenção do Estado e tem posições contrárias ao aborto aos direitos dos gays, Bachmann concorria no distrito de tendência mais conservadora do Estado.

Após o Censo de 2010, com o redesenho do 6º distrito, foram excluídos subúrbios de Minneapolis e Saint Paul e incluídas zonas rurais e cidades pequenas. Sua candidatura para a nomeação presidencial republicana aumentou sua exposição nacional, mas a deixou vulnerável na corrida por um quarto mandato legislativo. Graves a acusava de não estar representando os interesses do distrito.

Alguns de seus comentários, incluindo o de que haveria uma ligação entre um assessor da secretária de Estado, Hillary Clinton, com a Irmandade Muçulmana, foram criticados por membros de seu próprio partido. Ela também disparou ataques contra a política externa de Obama, por ser muito pacífica.

Bachmann, que já foi senadora estadual, nunca venceu com mais de 53% dos votos em seu distrito, e em 2008 levou a eleição por apenas três pontos percentuais.

No início da campanha, a deputada fez comerciais na TV rotulando Graves, fundador da rede de hotéis Americ Inn, como um apoiador da reforma na saúde de Obama. Já os últimos anúncios a mostravam como uma deputada focada nas necessidades do distrito e capaz de trabalhar com diversas linhas partidárias.

Voltar ao topo