Líder chinês chega a Cuba para reunião com Raúl Castro

O presidente chinês, Hu Jintao, chegou segunda-feira (17) à noite para uma visita de dois dias a Cuba. O líder chinês se reunirá ainda nesta terça com o presidente Raúl Castro e outros líderes cubanos. Não estava claro se a estada inclui um encontro com Fidel. Após participar do encontro do G-20 para discutir a crise econômica mundial, o líder chinês também passará pela Costa Rica e Peru.

Na Costa Rica, Hu vai participar de negociações sobre um acordo de livre-comércio e tratados de cooperação. Depois ele irá ao Peru para cúpula da Associação pela Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (Apec). A incursão pela América Latina ocorre no momento em que Pequim expande sua diplomacia e seus investimentos pelo mundo. A China busca recursos naturais e o desenvolvimento de novos mercados, para produtos manufaturados e também para armas.

China e Cuba foram próximos por décadas, em meio à divisão da Guerra Fria entre o bloco socialista e o capitalista. Os laços bilaterais aumentaram após o fim da União Soviética, em 1991.

A visita de Hu ocorre menos de duas semanas antes da chegada do presidente russo, Dmitry Medvedev, à ilha. O líder russo passará pela Venezuela, em uma viagem para estreitar laços com inimigos dos EUA na região.

Desde Raúl Castro assumir o poder, no lugar do irmão Fidel, os analistas acreditam que ele deseja se aproximar do modelo chinês na economia. Isso apesar de autoridades locais expressarem seu apoio pela economia cubana controlada pelo Estado. O Granma, jornal oficial cubano, elogiou o modelo chinês na segunda-feira, porém enfatizou a “distribuição desigual da riqueza no país”. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo