A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, reiterou que a dívida da Grécia precisa ser reestruturada como parte do programa de ajuda financeira ao país, mas alertou que Atenas não receberá tratamento especial enquanto o governo busca prorrogar seus pagamentos ao FMI.

continua após a publicidade

Ao discursar em Washington, ela destacou que “a reestruturação da dívida é necessária em particular para o caso da Grécia para que o país tenha sustentabilidade em suas dívidas”.

Embora os comentários repitam a avaliação divulgada pelos FMI na semana passada, eles revelam um aumento das pressões pela instituição, os EUA e outros países para que a Alemanha permita um alívio na dívida como parte do acordo de socorro.

A Alemanha tem se oposto a um desconto na dívida grega. Berlim, no entanto, indicou que não descarta a discussão de possíveis extensões de prazo das dívidas.

continua após a publicidade

Apesar do pedido de reestruturação, Lagarde advertiu Atenas de que não será um caso especial. “O FMI tem que seguir suas regras, não deve burlar as regras e deve ser sempre imparcial. Não pode haver qualquer tratamento especial”, disse.

Ela ainda observou que o FMI está pronto para ajudar nas negociações de financiamento de emergência. “A Grécia está claramente em uma situação de crise aguda, que precisa ser tratada com seriedade e prontamente”, disse. “Continuamos plenamente empenhados em encontrar uma solução que será mais propícia à tentativa de restaurar a estabilidade, o crescimento e a sustentabilidade da dívida”. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade