Kosovo celebra cinco anos de independência da Sérvia

Cidadãos da etnia albanesa do Kosovo estão celebrando neste domingo o quinto aniversário da declaração de independência da Sérvia com um desfile da polícia e das Forças Armadas na principal praça de Pristina, a capital do país. Essa é a primeira vez que as forças são usadas em uma celebração desde o fim da guerra de 1998 e 1999 com a Sérvia.

A pouco armada Força de Segurança do Kosovo desfilou em veículos blindados junto com os bombeiros e unidades especiais da polícia usando máscaras para encobrir a identidade deles. Treinada pela Organização dos Países do Atlântico Norte (Otan), as forças kosovares têm 2,5 mil membros e quer se tornar um exército, mas membros aliados, como Grécia e Espanha, se opõem a isso porque eles rejeitam a independência do país.

Noventa e nove nações reconhecem a independência do Kosovo, mas a Sérvia reivindica o território como seu. A União Europeia está atualmente mediando negociações entre as duas partes. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.