Kerry viajará para Ásia nesta semana

O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, fará na quinta-feira sua quinta viagem à Ásia, com paradas marcadas na China, Coreia do Sul e Indonésia. As conversas devem ter como assunto central as mudanças climáticas e negociações sobre a Coreia do Norte.

O principal diplomata norte-americano também visitará Abu Dhabi no fim da viagem, agendada para 13 a 18 de fevereiro, informou a porta-voz Jen Psaki, em comunicado.

Em Pequim, Kerry ressaltará o papel que EUA e China podem desempenhar no combate às mudanças climáticas. Os dois países são os principais emissores de gases do efeito estufa.

Kerry também transmitirá a mensagem de que os EUA estão comprometidos em alcançar uma relação “positiva, cooperativa e compreensiva” com a China. O diplomata também deverá saudar uma pacífica e próspera China, que representa um papel importante nos assuntos globais, afirmou a porta-voz.

Em Seul, o Secretário de Estado dos EUA discutirá meios para expandir a cooperação em assuntos globais e regionais, disse Psaki. Kerry também falará sobre a Coreia do Norte. A última viagem de Kerry a Seul foi em abril, e a nova visita ocorrerá dias depois de um cidadão norte-americano retornar a um campo de trabalho após ter sido hospitalizado por problemas de saúde.

Na viagem a Jacarta, o Secretário de Estado dos EUA se encontrará com líderes da Indonésia, antes de prosseguir para Abu Dhabi, onde as discussões deverão se focar nas negociações de paz no Oriente Médio e no conflito da Síria. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo