Kerry e Lavrov discutem guerra civil na Síria

O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, reuniram-se hoje em Berlim e discutiram durante quase duas horas a guerra civil na Síria e outros temas de interesse bilateral.

Victoria Nuland, porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, disse que Kerry e Lavrov conversaram durante uma hora e 45 minutos, sendo que mais da metade do tempo foi dedicada à violência na Síria. Segundo ela, “foi uma sessão de conversa realmente séria e trabalho muito duro”.

Kerry e Lavrov discutiram meios de implementar um acordo para engajar o governo sírio e os rebeldes armados em um eventual processo de transição, disse ela.

Lavrov, por sua vez, qualificou como “muito construtiva” sua primeira reunião com Kerry no posto de chanceler norte-americano. Ele disse a agências russas de notícias que os dois reafirmaram a intenção de fazer tudo o que estiver ao alcance de Moscou e Washington para solucionar a crise na Síria.

“É claro que nem tudo depende somente de nós, mas nós vamos fazer tudo o que pudermos para criar as condições para o início de um diálogo entre governo e oposição no prazo mais breve possível”, disse o chanceler russo. As informações são da Associated Press.

Voltar ao topo