Kerry e Lavrov discutem crise na Síria

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, começa a conversar com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, em busca de um acordo para acabar com a guerra civil na Síria, após as forças russas começarem no mês passado a lançar ataques aéreos no território sírio.

Kerry e Lavrov se reúnem na capital da Áustria, como parte de um dia mais amplo de negociações sobre a Síria. Mais tarde, a dupla discute a crise síria com os ministros das Relações Exteriores de Turquia e Arábia Saudita. As autoridades norte-americana e russa também realizam uma reunião para tentar conter a violência entre israelenses e palestinos, que piorou nas últimas semanas.

O governo do presidente Barack Obama busca reiniciar o processo diplomático, para interromper a guerra civil e tirar do poder o presidente sírio, Bashar al-Assad. Autoridades norte-americanas acreditam que Assad não seja capaz de liderar a Síria, devido à violência contra opositores, que inclui o uso de armas químicas e bombas, segundo observadores internacionais.

Kerry ressaltou a necessidade de uma solução política na Síria, durante reuniões na quinta-feira em Berlim. Já o presidente russo, Vladimir Putin, tem demonstrado apoio a Assad, com ataques aéreos contra as forças rebeldes que tentam derrubar o aliado.

A Arábia Saudita e a Turquia apoiam os grupos insurgentes que lutam contra o regime sírio. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo