Justin Welby é nomeado arcebispo de Canterbury

O governo britânico anunciou nesta sexta-feira a nomeação de Justin Welby, bispo de Durham, como novo arcebispo de Canterbury, líder máximo da Igreja da Inglaterra, cargo que assumirá em 2013.

Welby, de 56 anos e que é bispo há apenas um ano, substituirá Rowan Williams e será o 105º arcebispo de Canterbury, líder religioso de 77 milhões de anglicanos no mundo.

Justin Welby pertence à ala conservadora da cúpula anglicana da Igreja inglesa e se opõe aos casamentos homossexuais. Tem uma longa experiência como executivo na indústria petrolífera, que abandonou para se dedicar ao sacerdócio no final dos anos 1980, apesar de ser crítico às práticas das grandes empresas e bancos.

Seguindo o protocolo, a residência oficial do primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, o 10º de Downing Street, anunciou hoje o nome do novo arcebispo de Canterbury depois que lhe de a rainha Elizabeth II, governadora suprema da Igreja Anglicana, lhe dar a autorização final.

Cameron deveria aceitar um dos dois candidatos recomendados por uma comissão integrada por 16 bispos e laicos, membros da chamada Comissão de Candidaturas da Coroa (CNC, na sigla em inglês), que durante meses avaliaram os méritos dos candidatos.

Welby, ordenado bispo de Durham (norte da Inglaterra) há um ano, é casado e pai de três filhas e dois filhos.

Ele está sucedendo Rowan Williams, da ala mais liberal da Igreja da Inglaterra, da qual é líder anglicano desde 2002 e que em janeiro assumirá como reitor do prestigiado centro universitário Magdalene College, da Universidade de Cambridge.

Voltar ao topo