Judeus protestam em Jerusalém contra serviço militar

Milhares de judeus ultraortodoxos realizam um protesto neste domingo em Jerusalém contra um projeto de lei do governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que prevê a obrigatoriedade de alistamento no exército israelense.

Os jovens judeus ultraortodoxos estão isentos do serviço militar desde 1948, para poder prosseguir com os estudos religiosos. No entanto, com o tempo a situação gerou a indignação do resto da população e irritou israelenses seculares que dizem que os ultraortodoxos não estão fazendo a sua parte para a sociedade.

Os manifestantes bloquearam estradas de acesso à cidade e paralisaram diversos serviços. Eles insistem que os jovens judeus ultraortodoxos servem à nação por meio da oração e do estudo.

A questão foi um dos destaques na eleição do ano passado, que culminou com a criação de um governo de centro-direita que tem defendido a obrigatoriedade do serviço militar. O Parlamento deve votar sobre o projeto ainda neste mês. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.