Jô Soares entrevista arqueólogo do Unasp

Engenheiro Coelho, SP (Abrajor/Diário do Campus) – Quem sintonizou o Programa do Jô, quarta-feira, 26, pôde acompanhar a entrevista do curador do Museu de Arqueologia Paulo Bork e professor do Unasp, professor Rodrigo Pereira Silva. Esta foi a segunda vez que o arqueólogo e doutor em Grego Antigo participa de um dos mais importantes talkshow da televisão brasileira.

Durante a entrevista, o apresentador Jô Soares ressaltou a descoberta do tijolo babilônico com inscrições em acádio, que faz parte do acervo do museu arqueológico. O arqueólogo exibiu o tijolo e falou a respeito da inscrição traduzida por ele e que traz a mensagem: “Eu sou Nabucodonosor, rei da Babilônia.” Ele lembrou que a peça foi analisada por especialistas do mundo todo e teve sua autenticidade comprovada.

Também foi exibida um documentário apresentado por Pereira da Silva em seu programa para a TV Adsat, “Redescobrindo a Arqueologia”. No trecho destacado, ele mostra como seria a cidade de Babilônia com seus cerca de 50 a cem mil habitantes: “Para os padrões da época era uma cidade muito grande”, salientou o arqueólogo.

A pedido de Jô, Pereira da Silva também comentou o caso de comercialização de peças arqueológicas contrabandeadas do Oriente Médio durante o último conflito no Iraque: “Apenas 72 horas após os primeiros bombardeios sobre Bagdá, algumas peças já estavam sendo comercializadas na internet. Mesmo assim, cerca de 80% do patrimônio arqueológico da região foram recuperados após a guerra”, comemorou.

Outro assunto analisado durante a entrevista se refere à veracidade ou não do “santo sudário”, tido pela Igreja Católica como o tecido que teria envolvido o corpo de Jesus Cristo logo após a crucifixão. Pereira da Silva contestou esse fato e lembrou o perigo da idolatria às relíquias: “O risco é que essa idolatria substitua a essência de Deus”, alertou. O arqueólogo também lembrou que a Bíblia é um livro tão rico em evidências “que não são necessárias outras fontes para confirmar qualquer coisa”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.