Um japonês de 80 anos que no início deste ano passou pela quarta cirurgia cardíaca se tornou a pessoa mais velha a conquistar o monte Everest nesta quinta-feira, um feito que ele chamou de “o melhor sentimento do mundo”.

continua após a publicidade

Yuichiro Miura, um esquiador que já havia chegado ao cume da montanha de 8.850 metros quando tinha 70 anos novamente 5 anos mais tarde, chegou ao local às 9h05 (horário local), segundo um funcionário da agência de alpinismo nepalesa e a equipe de apoio de Miura, baseada em Tóquio.

O momento foi captado pela agência em vídeo da notícias japonesa Kyodo, que tinha uma equipe a 5.500 metros de altitude, numa outra montanha. “Nós chegamos ao cume”, declarou Miura em transmissão de rádio para a Kyodo, do ponto mais alto do mundo. “80 anos e sete meses…a mais incrível equipe de alpinismo do mundo me ajudou a chegar aqui.”

Miura e seu filho Gota fizeram uma ligação telefônica do cume, o que fez sua filha Emili dar um grande sorriso e bater palmas, como mostrou imagens feitas pela emissora de televisão pública NHK.

continua após a publicidade

“Eu consegui!”, disse Miura ao telefone. “Eu nunca imaginei que pudesse chegar ao topo do Everest aos 80 anos. É o melhor sentimento do mundo, embora eu esteja completamente exausto. Mesmo aos 80, eu posso fazer isso.”

O funcionário da autoridade de alpinismo do Nepal, Gyanendra Shrestha, confirmou que Miura chegou ao cume da montanha e é a pessoa mais velha a conseguir tal feito.

continua após a publicidade

Min Bahadur Sherchan, que hoje tem 81 anos, era o detentor do recorde, alcançado quando ele tinha 76 anos. Ele se prepara para escalar o pico na próxima semana, embora tenha tido problemas digestivos alguns dias atrás. Na quarta-feira, Sherchan disse por telefone, do acampamento base, que está em bom estado de saúde e “pronto para o desafio”.

Miura conquistou a montanha embora tenha passado por uma cirurgia cardíaca em janeiro para corrigir uma arritmia. Foi sua quarta operação no coração desde 2007, segundo informou sua filha. Ele também quebrou a pélvis e o osso da coxa esquerda num acidente de esqui em 2009. As informações são da Associated Press.