O Japão ordenou inspeções de emergência em túneis de sua malha rodoviária em todo o país após o acidente que matou nove pessoas ontem.

continua após a publicidade

Carros foram esmagados após placas de concreto terem se desprendido em uma seção de 110 metros do túnel de Sasago, o segundo maior do país, 80 km a oeste de Tóquio.

O Ministério do Território, Infraestrutura, Transporte e Turismo ordenou concessionárias de rodovias com túneis semelhantes a realizarem inspeções emergenciais. De acordo com o governo, 49 túneis serão alvo das verificações.

Segundo um oficial da operadora da estrada onde fica o túnel Sasago, a Central Nippon Expressway (Nexco), as hastes de metal usadas para fixar os blocos de concreto nas paredes podem ter se afrouxado.

continua após a publicidade

“O primeiro-ministro ordenou ao ministro dos Transportes para empregar o máximo esforço em resgatar as vítimas, investigar rapidamente a causa do acidente e estabelecer medidas para prevenir acidentes similares, além de providenciar um serviço de assistência para cuidar das vítimas”, afirmou o secretário-geral do Gabinete japonês, Osamu Fujimura, hoje.

As paredes que desabaram não haviam sido reforçadas ou reparadas desde que a obra foi concluída, em 1977, mas inspeções foram realizadas em setembro e não constataram nada de errado.

continua após a publicidade

A mídia japonesa reporta que que tais inspeções são rudimentares, baseadas em avaliações visuais, em vez de utilizar equipamentos de ressonância.

As estradas japonesas contém mais de 1.500 túneis e estima-se que um quarto destes tenha mais de 30 anos.
Outros acidentes similares já haviam ocorrido no país. Em 1996, um túnel de Hokkaido, no norte, desabou, matando 20 pessoas.