Itamaraty avalia asilo diplomático a opositor de Morales

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil está avaliando pedido de asilo diplomático apresentado hoje pelo senador oposicionista boliviano Roger Pinto à embaixada brasileira em La Paz. A informação foi fornecida pela assessoria de imprensa do Itamaraty.

De acordo com a chanceleria brasileira, Roger Pinto está abrigado na representação diplomática do País em La Paz e ali deve permanecer enquanto o Itamaraty reúne informações e analisa o pedido. Não existe um prazo específico para o trâmite da análise, que é pautada por questões de direito internacional.

Questionado sobre o assunto durante entrevista coletiva concedida hoje em Brasília ao término de uma reunião com o ministro de Exterior da Holanda, Uri Rosenthal, o chanceler Antonio Patriota limitou-se a dizer que o Itamaraty está “acompanhando a situação de perto”.

Roger Pinto lidera a bancada opositora ao governo do presidente Evo Morales no Parlamento da Bolívia. O senador alegou temer por sua vida e afirmou ser vítima de perseguição política.

“As pressões contra mim têm-se multiplicado e a perseguição se agravou. Tenho sido vítima de constantes ameaças de morte e minha família também tem sido ameaçada. A pressão hoje é insustentável e já não se trata da minha liberdade, mas sim da minha vida”, argumentou Pinto em carta pública distribuída nesta terça-feira pela bancada opositora no Parlamento boliviano.

Na nota o senador boliviano acrescenta: “é por isso que decidi me refugiar em meu próprio país. E aqui ficarei, exigindo uma anistia ampla e irrestrita que permita a volta à pátria de centenas de refugiados que estão no exterior”. (Ricardo Gozzi)

Voltar ao topo