Itália convoca embaixador no Brasil por causa de Battisti

A Itália convocou nesta terça-feira (27) seu embaixador no Brasil, Michele Valensise, para consultas após o governo de Luiz Inácio Lula da Silva ter se recusado a extraditar Cesare Battisti, ex-militante italiano considerado terrorista por Roma. “Depois da séria decisão tomada no caso Battisti pelo Procurador-Geral da República, o ministro de Relações Exteriores (italiano), Franco Frattini, decidiu convocar a Roma para consultas o embaixador no Brasil, Michele Valensise”, informa um comunicado do ministério de Relações Exteriores italiano.

Na segunda, o Procurador-Geral da República, Antonio Fernando de Souza, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do processo de extradição de Battisti, pedido pela Justiça italiana. No dia 13, o Brasil concedeu status de refugiado político a Battisti, que foi condenado pela Itália por assassinatos cometidos nos anos de 1970. De acordo com o procurador brasileiro, assim que o status é concedido, todos os pedidos de extradição são automaticamente rejeitados.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.