Israel não tem opção a não ser reconhecer direito palestino

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou neste sábado que Israel não tem outra opção a não ser reconhecer os direitos plenos da nação palestina, após o acordo de cessar-fogo alcançado na quarta-feira na Faixa de Gaza, informou a agência oficial iraniana, “Irna”.

 

Em uma conversa com o Chefe do Governo do grupo fundamentalista islâmico Hamas em Gaza, Ismail Haniyeh, Ahamadineyad disse que Israel não tem mais o que fazer.

 

“Os sionistas (israelenses) chegaram a um ponto morto e não têm outra alternativa a não ser reconhecer oficialmente que os plenos direitos da nação palestina”.

O governante, segundo a fonte, assinalou que “o povo iraniano e todos os fiéis muçulmanos que querem a justiça, rezam pela vitória da nação palestina” e manifestou sua esperança de que “a nobre Jerusalém seja liberada e a justiça governe sobre todo o universo”.

Ahmadinejad manifestou sua solidariedade com as famílias das vítimas na recente ofensiva israelense contra Gaza e recalcou que, com sua luta, “o caminho da dignidade, a prosperidade e a liberdade é o eleito pela resistência e o povo” desse território palestino.

A República Islâmica do Irã não reconhece o Estado de Israel, o que denomina de entidade sionista, considera seu maior inimigo junto com os EUA e defende seu desaparecimento.

Desde o acordo de trégua entre Israel e Hamas na quarta-feira, várias autoridades políticas e religiosas iranianas felicitaram os palestinos pelo o que consideram uma “vitória” sobre os israelenses.