Israel não descarta atacar Irã, diz ministro a Rice

O ministro da Defesa de Israel, Ehud Barak, disse à secretária de Estado norte-americana, Condoleezza Rice, que todas as opções são consideradas para lidar com o programa nuclear do Irã. Uma dessas alternativas seria um ataque militar. Barak disse que enviou essa mensagem a Condoleezza em um encontro nesta sexta-feira (7), e pediu também que nenhum outro país “tire nenhuma opção da mesa”. Condoleezza faz uma visita à região para discutir o acordo de paz entre os israelenses e palestinos.

Israel afirma que os iranianos buscam construir uma bomba nuclear. Já Teerã argumenta que seu programa nuclear tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia. O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) já impôs algumas sanções ao país por causa de sua recusa em paralisar o programa nuclear.

Israel está preocupada com declarações do presidente eleito dos EUA, Barack Obama, de que negociaria com o governo iraniano, sob certas condições. Para a ministra de Relações Exteriores israelense, Tzipi Livni, isso poderia ser visto como sinal de “fraqueza”. O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, pediu várias vezes que Israel fosse “varrido do mapa” do Oriente Médio.