Israel liberta deputado do Hamas preso desde 2006

Israel libertou hoje um dos diversos parlamentares palestinos filiados ao Hamas presos pelo estado judeu depois de um soldado israelense ter sido capturado pelo braço armado do grupo islâmico em junho de 2006, informaram fontes no serviço penitenciário.

Naif al-Rajoub foi libertado e deixado na Cisjordânia porque “expirou sua sentença”, disse a fonte. Rajoub foi um dos mais de 60 deputados democraticamente eleitos filiados ao Hamas presos por Israel depois da captura de Gilad Schalit.

Com a libertação de Rajoub, nove deputados filiados ao Hamas continuam em prisões mantidas por Israel, assim como dois parlamentares do movimento secular Fatah e um da esquerdista Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP). Schalit continua nas mãos de seus captores.

O Hamas venceu por ampla margem as eleições parlamentares realizadas nos territórios palestinos em janeiro de 2006, mas o bloqueio imposto por Israel a Gaza na prática limitou o poder do grupo islâmico à faixa litorânea. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo