O Ministério do Interior de Israel disse neste domingo que agora permitirá israelenses viajarem para a Arábia Saudita para visitas religiosas ou de negócios.

continua após a publicidade

O anúncio é o último sinal de relações mais tranquilas entre Israel e Arábia Saudita. Também aconteceu dias antes da Casa Branca anunciar seu plano de paz no Oriente Médio – que deve buscar apoio saudita.

Israel e Arábia Saudita não têm relações diplomáticas formais. Mas os dois lados encontraram um terreno comum em sua animosidade compartilhada em relação ao Irã.

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu frequentemente reconhece as relações com países árabes. Sob o anúncio de domingo, os muçulmanos israelenses podem ir à Arábia Saudita para peregrinações religiosas. No passado, essas visitas exigiam permissão especial do governo, disse o ministério.

continua após a publicidade

Além disso, em um primeiro momento, Netanyahu disse que judeus israelenses poderão ir para a Arábia Saudita Arábia para realizar negócios. Embora se acredite que alguns israelenses já visitem a Arábia Saudita, é necessário passaporte estrangeiro ou permissão.

Em seu anúncio, o Ministério do Interior disse que os visitantes israelenses exigiriam um convite oficial para entrar no reino. Por outro lado, não houve comentários imediatos da Arábia Saudita.

continua após a publicidade

Israel tem tratados formais de paz com apenas dois países árabes – Egito e
Jordânia.

Fonte: Associated Press