Israel e Hamas estão perto de pacto para trocar soldado

O governo de Israel e o Hamas estão perto de um acordo para trocar mil prisioneiros palestinos pelo soldado israelense Gilad Schalit, segundo um palestino envolvido nas negociações. O soldado é refém de militantes há mais de três anos.

O presidente de Israel, Shimon Peres, confirmou que houve progressos nas conversas de troca de prisioneiros, disse uma porta-voz hoje.

Uma delegação do Hamas, liderada por Mahmoud Zahar e com outros dois importantes membros do grupo, cruzou a fronteira da Faixa de Gaza até o Egito para negociações.

A fonte palestina disse que as conversas entre os palestinos e mediadores alemães podem resultar em um acordo até o fim de semana. Já fontes citadas pelo jornal israelense “Haaretz” disseram que pode haver um acordo até o meio da semana que vem.

O Haaretz informa, em seu site, que há um único prisioneiro palestino que seria o ponto de discórdia entre os dois lados. Segundo o site do diário, os israelenses não estão dispostos a libertar esse detento. O Haaretz atribui a informação a um membro do Hamas, citado pelo jornal oficial do grupo, “A-Risala”. O nome do preso não foi divulgado.

Voltar ao topo