Israel adia conversas de paz com a Síria

As conversas indiretas entre Síria e Israel foram adiadas a pedido do governo israelense, informou nesta quarta-feira (17) o ministro de Relações Exteriores sírio, Walid al-Moallen. As declarações foram dadas no mesmo dia em que, em Israel, o Partido Kadima organiza eleição interna, que deve determinar o próximo primeiro-ministro. O atual líder, Ehud Olmert, já anunciou que deixará o cargo após as eleições. Olmert é investigado por corrupção

Segundo Al-Moallen, as conversas estavam marcadas inicialmente para quinta (18). As negociações são mediadas por funcionários turcos e ocorrem em Istambul. Funcionários do gabinete de Olmert negaram qualquer relação entre o adiamento e as eleições locais. Segundo uma fonte que pediu anonimato, a razão é técnica, pois o negociador mais importante sobre o tema pediu demissão e ainda não foi nomeado o sucessor.

O principal ponto de discórdia entre os países é a posse das Colinas de Golã. Damasco exige a retirada total dos israelenses da área, capturada por Israel durante da Guerra dos Seis Dias, em 1967. Porém, Israel busca manter uma faixa de terra nessa região.

Irã

A autoridade síria estava acompanhada do ministro de Relações Exteriores da Espanha, Miguel Angel Moratinos, que disse ter pedido à Síria que use seus laços próximos com o Irã para pressionar o país a interromper suas atividades nucleares. Nações ocidentais temem que Teerã busque a construção de armas atômicas, mas o governo iraniano argumenta que tem apenas fins pacíficos, como a produção de energia.