Islândia pode iniciar discussões sobre adesão à UE

O recém-empossado governo da Islândia disse hoje que pedirá ao Parlamento que vote a possibilidade de o país iniciar conversações para sua adesão à União Europeia. A Islândia, uma ilha vulcânica com uma população de apenas 320 mil pessoas, foi devastada pela crise global depois de ostentar por vários anos um dos mais altos padrões de vida do mundo. Segundo a primeira-ministra islandesa, Johanna Sigurdardottir, uma proposta que autoriza o início das discussões com a UE será apresentada na sexta-feira, quando o Althingi – como é conhecido o Parlamento do país – retoma suas atividades.

Sigurdardottir e o ministro das Finanças, Steingrimur J. Sigfusson, também apresentaram hoje o novo gabinete, duas semanas depois de sua coalizão bipartidária vencer as eleições locais. A proposta de a Islândia juntar-se à UE, hoje com 27 países-membros, e adotar o euro, é vista por muitos islandeses como a melhor forma de o país superar as dificuldades econômicas e a recessão.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.