mundo

Iraque tenta retomar parte de Mossul do Estado islâmico

As forças de segurança iraquianas lançaram uma ofensiva terrestre para retomar a parte ocidental de Mossul do Estado Islâmico no início do domingo, disse o primeiro-ministro Haider al-Abadi.

A luta por áreas de Mossul a oeste do rio Tigre está sendo conduzida por forças da polícia federal, com o exército iraquiano e milícias, disseram autoridades militares iraquianas. Horas antes do início da operação, as forças aéreas iraquianas lançaram milhões de folhetos no lado oeste da cidade, pedindo que os civis fugissem.

“Um novo amanhecer surgiu, o alvorecer da grande vitória”, disse Abadi, aparecendo na televisão estatal de Bagdá, logo após o nascer do sol, para anunciar a operação. No meio da manhã, oficiais militares iraquianos disseram que haviam retomado a primeira aldeia.

“Libere o que resta desta cidade e liberte as pessoas da agressão e do terrorismo de Daesh e se livre dele para sempre”, acrescentou, usando um acrônimo em árabe para o Estado islâmico.

As forças militares e aliadas do Iraque lançaram pela primeira vez uma ofensiva para retirar Mossul do Estado Islâmico em outubro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.