mundo

Iraque pretende comprar refinaria de petróleo no Marrocos

O Iraque está se movimentando para comprar a refinaria Samir, no Marrocos, numa iniciativa de garantir nova capacidade instalada no plano de expansão da produção de petróleo no longo prazo.

O advogado escolhido pelo Ministério de Petróleo para supervisionar o acordo, Jacquelin d’Oultremont, informou que uma delegação iraquiana irá visitar a refinaria nesta semana. Segundo ele, o propósito da visita é avaliar as condições técnicas e financeiras da Samir.

A produção de petróleo do Iraque está, atualmente, limitada por um acordo de redução feito entre os países da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), numa tentativa de reduzir o excesso de oferta mundial. Bagdá planeja aumentar sua capacidade produtiva em 1,75 milhão de barris por dia até 2022 após o fim do acordo.

Como produtor de petróleo que cresce mais rápido no Oriente Médio, o Iraque tem estabelecido laços com operadores e refinarias enquanto tenta competir no mercado com a Arábia Saudita, a Rússia e os EUA. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo