mundo

Iraque começa ofensiva para recuperar Mossul do Estado Islâmico

Uma coalizão diversa de forças iraquianas lançou um ataque militar na cidade de Mossul, controlada pelo Estado Islâmico, uma batalha considerada a luta final e mais complexa contra a militância no país.

O primeiro-ministro Haider al-Abadi disse na noite deste domingo, em um comunicado televisionado nacionalmente, que as forças armadas iraquianas começaram a ofensiva por meio de cidades que rodeiam a cidade.

Recuperando Mossul, a segunda maior cidade do Iraque e maior extensão de território que permanece sob controle dos extremistas, o Iraque dará mais um passo para diminuir a ameaça de Estado islâmico. Será também um teste da capacidade do Iraque de permanecer unidos como um só país.

A cidade do norte, importante para o Iraque devido à sua importância agrícola e comercial, é majoritariamente muçulmano sunita. Mas é também uma das mais diversas regiões do país e foi o lar de muitas das pequenas minorias étnicas do Iraque.

O governo do Iraque disse que vai proteger essas pessoas durante a batalha e que devolvê-las a suas casas depois do conflito é uma prioridade.

O grupo terrorista sunita enviou ondas de choque através da região quando capturou Mossul, em junho de 2014, quando militares e policiais do Iraque perderam a batalha, apesar dos bilhões de dólares gastos pelos EUA para treinar e equipar as forças do governo. Fonte: Dow Jones Newswires.

Voltar ao topo