Iraque aprova lei que abre caminho para eleições regionais

O conselho presidencial do Iraque aprovou nesta quarta-feira (19) uma lei que abre caminho para que ocorram eleições regionais no país. A decisão favorece os esforços americanos para promover a reconciliação nacional iraquiana cinco anos depois da invasão.

O desdobramento ocorre três semanas depois de a lei ter sido rejeitada pelo vice-presidente xiita Adel Abdul-Mahdi.

O conselho presidencial informou ter aprovado a lei depois de conversas com deputados e líderes dos blocos políticos representados no Parlamento.

A medida abre caminho para que sejam realizadas eleições no país em 1º de outubro. Os Estados Unidos esperam que o pleito dê mais poder político aos sunitas iraquianos.

Muitos sunitas boicotaram as eleições de janeiro de 2005, na qual os iraquianos elegeram o atual Parlamento e os conselhos provinciais.

"Este é um passo positivo para reforçar a unidade nacional e acalmar a tensão política," disse Nasser al-Ani, um deputado sunita.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.