Irã promete manter programa nuclear apesar de sanções

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, afirmou nesta segunda-feira (11) que Teerã dará continuidade a seu programa nuclear, apesar do risco de novas sanções. O comentário foi feito durante a visita do presidente da Argélia, Abdelaziz Bouteflika, a Teerã. “Eles entenderam que o programa nuclear pacífico do Irã nunca será suspenso e, obviamente, não têm escolha a não ser manter as negociações com o Irã”, teria dito Ahmadinejad a Bouteflika.

“Apesar das ameaças e sanções de uma série de grandes potências, nossa nação é robusta e continua vivendo sua vida, já que eles não podem colocar obstáculos no caminho de nosso progresso”, acrescentou Ahmadinejad, segundo informação do website de uma TV estatal iraniana.

Bouteflika iniciou sua visita ao Irã no domingo (10), antes de um encontro político e econômico de ministros do primeiro escalão. Bouteflika, que havia visitado a república islâmica em 2003, deverá reunir-se com o líder supremo do Irã, Aiatolá Ali Khamenei, e o líder do Parlamento, Ali Larijani. A visita termina na próxima terça-feira (12).

Voltar ao topo