Irã prende 5 britânicos por infração a limite marítimo

Cinco britânicos foram detidos no Irã depois de a Marinha iraniana ter abordado o iate onde o grupo viajava pelo Golfo Pérsico, na semana passada. A situação foi informada hoje pela chancelaria do Reino Unido.

O incidente ocorreu em 25 de novembro, quando, aparentemente, o grupo ingressou em águas territoriais iranianas no percurso entre Bahrein e Dubai, segundo o Ministério das Relações Exteriores da nação europeia.

“O iate seguia de Bahrein para Dubai e pode ter entrado inadvertidamente em águas iranianas. Os cinco tripulantes ainda estão no Irã. Ao que se sabe, todos estão bem e seus familiares foram informados”, informa a nota da chancelaria britânica.

O secretário de Exterior da Grã-Bretanha, David Miliband, disse que diplomatas dos dois países estão em contato e que Londres pretende “esclarecer e solucionar a situação o mais rápido possível”.

Esta não é a primeira vez nos últimos que ocorre algo similar. Em março de 2007, um grupo de 15 marinheiros britânicos foi detido em águas reivindicadas pelo Irã. Eles foram soltos depois de cerca de duas semanas, após a solução de um impasse diplomático entre Londres e Teerã. As informações são da Dow Jones.

Voltar ao topo