Energia atômica

Irã precisa enriquecer mais urânio, diz chefe nuclear

O chefe do programa nuclear do Irã, Ali Akbar Salehi, tem levantado preocupações das potências ocidentais com o destino da única usina de energia atômica do país em meio a negociações sobre o acordo final para o programa nuclear iraniano.

Salehi diz que o país precisa de mais de 30 mil centrífugas para enriquecer urânio e produzir combustível nuclear suficiente para operar a usina de Bushehr por um ano. A unidade foi construída com a ajuda da Rússia e funciona desde 2011.

As declarações de Salehi foram feitas para o jornal estatal “Iran” em sua edição desta segunda-feira.

As potências ocidentais negociam um acordo final com o Irã para uma redução das atividades de energia nuclear, pois temem o uso da capacidade de enriquecimento de urânio para construção de armas. O país insiste que o seu programa tem fins pacíficos. Fonte: Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.