Irã nega que suas tropas estejam na Síria para apoiar regime de Damasco

O ministro de Defesa do Irã, Ahmad Vahidi, negou nesta quarta-feira que militares iranianos estejam na Síria para apoiar o regime de Damasco e disse que as informações sobre o assunto fazem parte da “propaganda da imprensa internacionais para encobrir a presença de terroristas estrangeiros no país”.

Em declarações divulgadas pela agência oficial “Irna”, Vahidi disse após reunião do Conselho de Ministros que “terroristas procedentes de diversos lugares do mundo estão presentes na Síria para atos de crueldade, utilizando o povo inocente e indefeso como escudo”.

O ministro iraniano disse ainda que os rebeldes estão sendo derrotados pelas forças de Bashar Al Assad. “Segundo as informações que recebemos, o governo e o exército da Síria tiveram êxito em sua luta contra os terroristas”.

O Irã, que tem como principal aliado árabe o regime de Assad, acusou os Estados Unidos e alguns governos árabes aliados de Washington de fornecer armamento aos grupos opositores sírios que pretendem derrubar o regime de Damasco.

Por sua vez, os rebeldes sírios e os EUA acusam o Irã de apoiar militarmente o regime sírio.