Irã diz que nunca fechará centro de produção de urânio

O Irã nunca vai fechar a instalação nuclear Fordo em troca de uma redução das sanções impostas pelos países ocidentais, afirmou Alaeddin Boroujerdi, chefe do comitê parlamentar sobre segurança nacional e política externa, segundo a agência semioficial de notícias Isna. O parlamentar disse que Fordo é “um centro que nunca será fechado”.

Localizado no sudoeste do Irã, Fordo produz urânio enriquecido a 20%, que pode ser transformado em material para armas nucleares. Boroujerdi afirmou que o fechamento do centro, que é uma demanda do ocidente, significaria apoio a Israel, um arqui-inimigo do Irã.

As declarações foram feitas dez dias depois de uma nova rodada de negociações entre o ocidente e o Irã sobre o programa nuclear iraniano. Os países ocidentais suspeitam que o governo do Irã queira produzir armas nucleares, o que os iranianos negam. As negociações estão em impasse desde maio. As informações são da Associated Press.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.