mundo

Irã considera construção de navios nucleares após novas sanções dos EUA

O presidente do Irã, Hassan Rouhani, pediu que as forças armadas do país façam planos para a construção de navios nucleares para mostrar como os Estados Unidos violaram o acordo nuclear do ano passado.

O anúncio acontece em resposta à decisão do Congresso norte-americano de estender parte das sanções por um período maior de tempo. Segundo especialistas, no entanto, ele não compromete o acordo firmado em julho do ano passado.

A decisão do Congresso espera a aprovação do presidente Barack Obama para se tornar lei, e acontece em meio a especulações sobre como o presidente eleito Donald Trump, um crítico do acordo nuclear, irá lidar com o tema assim que assumir o comando da Casa Branca.

Em uma carta lida em rede nacional, Rouhani deu a Ali Akbar Salehi, da Agência Atômica Iraniana, três meses para a formulação de um plano para a construção de navios movidos à energia nuclear. Em uma carta separada, o presidente pede que o ministro de Relações Exteriores, Javad Zarif, “rebata” as violações ao acordo feitas pelos EUA.

O iraniano afirmou que as medidas “foram concedidas em razão da incapacidade dos EUA de se aterem a seus compromissos sob o tratado nuclear multilateral”. Fonte: Associated Press.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.