O presidente do Irã, Hassan Rouhani, afirmou nesta quarta-feira que a única razão pela qual o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, “ousou” reconhecer Jerusalém como capital de Israel foi que algumas nações na região buscam estabelecer laços com Israel.

continua após a publicidade

As declarações de Rouhani são dadas durante reunião extraordinária da Organização para a Cooperação Islâmica na Turquia, após a decisão de Trump. A fala é uma crítica à Arábia Saudita, após relatos de que o reino do Golfo buscaria uma cooperação mais próxima com os israelenses para conter a influência do Irã na região. Publicamente, a Arábia Saudita condenou a decisão de Trump.

continua após a publicidade

Rouhani também disse que os EUA nunca foram um mediador honesto entre palestinos e israelenses. Segundo ele, Washington busca apenas “garantir ao máximo os interesses dos sionistas e não tem nenhum respeito pelos direitos legítimos dos palestinos”.

continua após a publicidade

O secretário-geral da Organização para a Cooperação Islâmica, Yousef bin Ahmad Al-Othaimeen, pediu a todos os países do grupo que não reconheceram a Palestina como um Estado que o façam. A autoridade qualificou a decisão dos EUA de reconhecer Jerusalém como “um desafio excepcional” às nações muçulmanas e que deve impulsionar a violência regional, ao dar aos extremistas uma desculpa para atacar. Fonte: Associated Press. Fonte: Associated Press.