Negociadores do Irã interromperam as conversas sobre seu programa nuclear com as potências mundiais, em Viena, após Washington anunciar ontem uma lista negra de empresas estrangeiras e indivíduos que burlaram sanções impostas pelos EUA ao país, informou a agência de notícias estatal iraniana Irna.

continua após a publicidade

Teerã vinha discutindo a implementação de um histórico acordo provisório assinado no mês passado com o grupo chamado P5+1, formado pelos EUA, Reino Unido, China, França, Rússia e Alemanha.

A decisão de interromper o diálogo veio horas depois de a Casa Branca revelar a lista negra.

Nos últimos dias, autoridades iranianas disseram que quaisquer medidas punitivas adicionais seriam uma violação do pacto alcançado em novembro.

continua após a publicidade

Pelo acordo fechado em Genebra no mês passado, o Irã concordou em congelar parcialmente seu programa nuclear por seis meses em troca da suspensão de sanções no valor de US$ 7 bilhões enquanto as partes negociam um pacto final e mais abrangente.

Após quatro dias de conversas entre especialistas em Viena, um porta-voz da União Europeia afirmou que mais negociações serão necessárias “em breve”. Fonte: Dow Jones Newswires.

continua após a publicidade