enkontra.com
Fechar busca

Mundo

Irã abandona diálogo nuclear após lista negra dos EUA

Negociadores do Irã interromperam as conversas sobre seu programa nuclear com as potências mundiais, em Viena, após Washington anunciar ontem uma lista negra de empresas estrangeiras e indivíduos que burlaram sanções impostas pelos EUA ao país, informou a agência de notícias estatal iraniana Irna.

Teerã vinha discutindo a implementação de um histórico acordo provisório assinado no mês passado com o grupo chamado P5+1, formado pelos EUA, Reino Unido, China, França, Rússia e Alemanha.

A decisão de interromper o diálogo veio horas depois de a Casa Branca revelar a lista negra.

Nos últimos dias, autoridades iranianas disseram que quaisquer medidas punitivas adicionais seriam uma violação do pacto alcançado em novembro.

Pelo acordo fechado em Genebra no mês passado, o Irã concordou em congelar parcialmente seu programa nuclear por seis meses em troca da suspensão de sanções no valor de US$ 7 bilhões enquanto as partes negociam um pacto final e mais abrangente.

Após quatro dias de conversas entre especialistas em Viena, um porta-voz da União Europeia afirmou que mais negociações serão necessárias “em breve”. Fonte: Dow Jones Newswires.

Siga a Tribuna do Paraná
e acompanhe mais novidades

Deixe um comentário

avatar
300

Seja o Primeiro a Comentar!


wpDiscuz

Últimas Notícias

Mais comentadas