Insurgentes sírios dizem controlar aeroporto militar perto de Damasco

Os insurgentes sírios divulgaram que ontem, sábado, à noite tomaram o controle do aeroporto militar de March al Sultan, na periferia de Damasco, após confrontos com as forças do regime.

Um comunicado da opositora Comissão Geral da Revolução Síria afirma que o Exército Livre Sírio (ELS) tomou o controle do local, situado em Guta al Sharqiya, nos arredores da capital.

Durante a operação, os rebeldes mataram um número indeterminado de soldados do regime e capturaram outros 15, destruíram dois helicópteros e tomaram um tanque das forças governamentais, informou a organização opositora.

O porta-voz do ELS Fahd Al-Masri afirmou em outro comunicado que durante o ataque os rebeldes derrubaram também um avião MiG, de fabricação russa e pertencente ao exército do presidente Bashar al Assad.

As informações não puderam ser verificadas de forma independente devido às restrições impostas pelas autoridades sírias ao trabalho dos jornalistas.

No dia 22, os rebeldes tomaram o controle de uma base militar perto da cidade de Al Mayadín, na província de Deir al Zur.

A violência aumentou na Síria em meio ao engessamento dos esforços de mediação, que não conseguiram pôr fim a um conflito que começou em março de 2011 e desencadeou uma guerra civil.