Insurgentes líbios conseguiram rechaçar hoje um ataque das forças do governante Muamar Kadafi à cidade de Zintan, que fica perto da fronteira com a Tunísia, informou um morador à agência France Presse (AFP). A cidade era bombardeada há vários dias pelas forças de Kadafi.

“A situação mudou durante a noite”, disse o morador, acrescentando que os insurgentes conseguiram tomar a periferia de Zintan sem nenhuma ajuda dos aviões ocidentais que estão bombardeando as forças de Kadafi. A cidade fica 120 quilômetros ao sudoeste de Trípoli.

“As tropas de Kadafi bombardeavam a cidade a uma distância de 10 quilômetros, mas foram forçadas a se retirar”, disse o morador. Segundo ele, as tropas do governo ocupavam uma floresta, de onde alvejavam a cidade com a artilharia.

Ainda de acordo com o morador, no local onde estavam os soldados de Kadafi foram encontrados tanques e caminhões queimados. “Zintan está eufórica. Os insurgentes estão orgulhosos de terem expulsado as forças de Kadafi”. Ele diz que a situação mudou após os moradores receberem munições, sete tanques e o conselho tático de um oficial que desertou do exército. As informações são da Dow Jones.