Inserção profissional: aprendizado crítico dentro da própria prática

O presente trabalho analisa uma proposta de inserção profissional de acadêmicos de Pedagogia em atividade profissional por meio de um estágio, denominado Pesquisa da Prática Pedagógica, o qual busca a formação do professor/pedagogo para atuação crítica e interdisciplinar no processo pedagógico, integrando a ação docente, a pesquisa e a gestão no espaço institucional da aprendizagem em âmbitos escolares e nas diversas organizações sociais. Esta atividade foi desenvolvida em um centro de rducação infantil e uma escola da rede pública de Curitiba. Na etapa referente ao 5.º e 6.º períodos, ação docente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, respectivamente. No 7.º e 8.º períodos, ação integrada (AE / SE/ OE). O processo contou com: atividades organizadas pelo grupo; atividades na escola (observação, mapeamento, análise documental; questionário, entrevistas…); discussão e reflexão com as professoras responsáveis pela atividade.

No início, uma certa pobreza nas análises, reafirmando-se posturas e visões do senso comum ou a falta de articulação dos textos discutidos durante o curso de formação e as observações realizadas nas escolas. Depois, necessidade de se estar em permanente reflexão sobre a prática pedagógica, tendo por apoio os estudos realizados. No espaço da escola aconteceu o envolvimento do grupo de acadêmicas e da equipe escolar em busca de mecanismos para mediar as informações seja na hora de permanência, nas avaliações, nas conversas individuais. Esse processo possibilitou: constante análise e processo de reflexão; levar em consideração como o aluno aprende, para que a aprendizagem seja significativa; estar aberto às propostas de inovação; além de permitir vivenciar como de uma maneira mais aberta, a escola trabalha unida; levar em conta a necessidade da comunidade; refletir que o foco deverá ser sempre a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave: Inserção Profissional; Formação do Professor/Pedagogo; Pesquisa da Prática Pedagógica.

Nota: Trabalho apresentado no Congresso Internacional Educação e Trabalho: Representações Sociais, Competências e Trajetórias Profissionais Aveiro Portugal, maio/2005.

Voltar ao topo