mundo

Indonésia: deslizamento de terra deixa 15 mortos e 20 desaparecidos

Um deslizamento de terra causado por chuva torrencial provocou 15 mortes em uma aldeia montanhosa na ilha de Java, na Indonésia, disseram autoridades do país. O deslizamento ocorreu pouco antes do pôr do sol na segunda-feira e soterrou 30 casas na aldeia de Sirnaresmi, no distrito de Sukabumi, em Java Ocidental. Sessenta pessoas que perderam suas casas foram forçadas a se mudar para um abrigo temporário, disse o porta-voz da Agência Nacional de Mitigação de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.

Autoridades lutaram para transportar tratores e outros equipamentos pesados por estradas danificadas. Centenas de policiais, soldados e moradores escavaram os detritos com as mãos e com pás e enxadas, mas a chuva forte atrapalhou os esforços. “A falta de equipamentos, o mau tempo e um apagão prejudicaram nossos esforços de resgate para aqueles que ainda estão desaparecidos”, disse Nugroho. Made Oka Astawa, chefe da divisão de operações da Agência National de Busca e Resgate, disse que seis corpos foram encontrados sob 4 metros de lama com a ajuda de duas escavadeiras que conseguiram chegar à área devastada. Astawa disse que equipes de resgate também retiraram quatro pessoas feridas, incluindo uma criança, que morreu em um hospital.

Vinte moradores do local seguem desaparecidos. O esforço de busca foi interrompido na terça-feira devido à escuridão e às chuvas fortes que tornaram as áreas de deslizamento de terra instáveis. A operação deve ser retomada na quarta-feira. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo