Índice de aprovação ao governo japonês sobe e supera 70%

O índice de aprovação ao governo do primeiro-ministro Shinzo Abe aumentou 6,1 pontos porcentuais, para 72,8%, e superou a marca dos 70% pela primeira vez desde setembro de 2009, segundo uma pesquisa divulgada neste domingo pela agência Kyodo News. A taxa de desaprovação ao governo Abe, segundo a pesquisa, é de 16,2%.

A pesquisa, realizada ao longo deste fim de semana, também revelou que 63% dos entrevistados apoiam que o Japão participe das negociações lideradas pelos Estados Unidos para fechar um pacto de livre comércio entre os dois países. Em janeiro, 53% dos entrevistados apoiavam essa iniciativa.

Dos japoneses que são favoráveis ao pacto, 59,2% disseram que o livre comércio é agora uma tendência global e será essencial para o Japão, enquanto 43% responderam que a parceria vai levar a um aumento das exportações japonesas e aumentar a competitividade do país, segundo a pesquisa.

Entre os que se opõem ao pacto de livre comércio entre Japão e EUA, 45,4% afirmam que temem o impacto negativo sobre a indústria agrícola e o meio ambiente, enquanto 39,7% disseram que a entrada esperada de produtos importados baratos irá prejudicar empresas domésticas de pequeno e médio portes. As informações são da Dow Jones.

Siga a Tribuna no Google, e acompanhe as últimas notícias de Curitiba e região!
Seguir no Google
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.