Índia apela para guardas para erradicar defecação pública

As autoridades de um distrito da região indiana de Jaipur decidiram colocar guardas “armados” com apitos e tambores para perseguir todos que urinarem ou defecarem em público, informou nesta segunda-feira à Agência Efe uma fonte oficial.

A iniciativa será posta em prática a partir da semana que vem em 34 municípios do distrito de Jhunjhunu, com uma população de cerca de 300 mil habitantes, e tem o objetivo de refrear um hábito de cerca da metade da população do gigante asiático.

“Todo o mundo deveria construir um vaso sanitário em casa e, quando ele estiver com defeito, utilizar os banheiros públicos”, argumentou o chefe administrativo do distrito de Jhunjhunu, Yogaram Yangid.

Segundo Yangid, em cada município, quatro ou cinco voluntários se encarregarão de tocar música pelas cidades perto dos que fizerem suas necessidades em público, os identificando, para depois anunciar em público seus nomes.

“A defecação ao ar livre ocorre sobretudo no começo da manhã, por isso é nessa faixa do dia que os voluntários estarão mais alertas”, disse Yangid.

A fonte acrescentou que foi feito um debate com a comunidade local e que a iniciativa, que começará a ser aplicada durante o festival de Diwali (espécie de “Natal” hindu), está tendo por enquanto uma “recepção variada”.

Segundo Yangid, as autoridades de Jhunjhunu iniciaram há alguns meses um programa para subsidiar para famílias pobres a construção de 10 mil banheiros em suas casas e 50 municípios do distrito já são considerados “livres de defecação em público”.

O governo indiano iniciou há anos vários programas com o objetivo de “erradicar” a defecação ao ar livre, mas cerca da metade dos 1,21 bilhões de habitantes do país, sobretudo em zonas rurais, continuam tendo este hábito.

“Somos a capital mundial da defecação ao ar livre. É um assunto que gera preocupação, angústia e raiva”, disse em agosto o ministro de Desenvolvimento Rural indiano, Jairam Ramesh, que detalhou que 60% dessas ações no mundo acontecem na Índia.