Índia alertou Mianmar dois dias antes sobre ciclone

A Índia alertou Mianmar (ex-Birmânia) que o ciclone Nargis se dirigia ao país dois dias antes de sua chegada, informou nesta quarta-feira (07) o Departamento Indiano de Meteorologia. O órgão estatal notou uma zona de baixa pressão atmosférica (propícia para formação de ciclones) na Baía de Bengala e enviou avisos sobre o perigo desde o dia 28 de abril.

"Quarenta e oito horas antes nós avisamos o departamento climático da Birmânia sobre a provável área de chegada, bem como a hora e a intensidade do ciclone", afirmou o porta-voz da divisão, B. P. Yadav, usando o nome de Mianmar na época da colonização britânica.

Sediado em Nova Délhi, o Departamento Indiano de Meteorologia divulga avisos regulares de ciclones e atualizações também para Bangladesh, Tailândia, Sri Lanka, Ilhas Maldivas, Omã e Paquistão, disse o porta-voz.

O violento ciclone do sábado (03) matou mais de 22 mil pessoas em Mianmar, além de ter deixado cerca de 1 milhão de desabrigados. Mais de 40 mil pessoas ainda estão desaparecidas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.