Um incêndio que atingiu um bar em Changle, uma cidade da província de Fujian, na China, provocou a morte de pelo menos quinze pessoas e atingiu outros 20 frequentadores. O fogo foi provocado por um grupo de pessoas que comemoravam um aniversário com artefatos pirotécnicos dentro do prédio, segundo informações da imprensa estatal.

continua após a publicidade

O incêndio começou perto da meia noite (horário local) de sábado (31), quando dez pessoas acenderam um artefato sobre sua mesa, de acordo com a agência de notícias Xinhua. Os fogos de artifício são usados com frequência nas celebrações do Ano Novo Lunar, que duraram uma semana e terminaram no sábado. O Ano Novo Lunar, conhecido também como Festival da Primavera, é o evento mais importante do país.

As detonações dos artefatos atingiram o teto e, em pouco tempo, o edifício completo estava em chamas, segundo um porta-voz do governo citado pela Xinhua. Essa fonte afirmou que foram necessários 30 minutos para apagar o fogo. Dentro do bar foram encontradas 35 pessoas e as mortes teriam sido provocadas pela falta de oxigênio. Entre os feridos, três estavam em estado crítico, enquanto os outros 17 foram atendidos durante a noite no Hospital da Cidade de Changle.

continua após a publicidade