Um incêndio florestal no sul da Espanha forçou a evacuação de mil pessoas e ameaça um parque nacional famoso por sua biodiversidade, disseram autoridades espanholas neste domingo.

continua após a publicidade

As chamas avançaram para o oeste e entraram no Parque Nacional de Doñana, uma das reservas naturais mais importantes da Espanha e um Patrimônio Mundial da Unesco desde 1994. O parque, que tem mais de 50 mil hectares de zonas úmidas e bosques, é um importante ponto para aves migratórias da África e da Europa e é o lar de uma variedade de animais, incluindo o lince ibérico altamente ameaçado e a águia imperial ibérica.

continua após a publicidade

“O incêndio entrou nos limites da reserva, e é aí que estamos concentrando nossos esforços”, disse José Gregorio Fiscal Lopez, da autoridade regional andaluza responsável pelo meio ambiente, na televisão nacional espanhola.

continua após a publicidade

Susana Diaz, presidente regional da Andaluzia, disse que “não há risco para a população” depois que mil pessoas foram evacuadas de acampamentos e casas perto da cidade de Moguer, na costa sul da Espanha, onde o incêndio começou no sábado à noite. No meio-dia de domingo no horário local (7h da manhã em Brasília), pelo menos 750 pessoas podiam retornar a suas casas ou acampamentos.

Ainda assim, Susana disse que a luta contra o incêndio foi difícil por causa do clima quente e seco, com temperaturas que atingem 39ºC e ventos fortes. Mais de 150 bombeiros e 21 unidades aéreas que combateram o incêndio, depois das imagens televisionadas mostrarem árvores envoltas por chamas durante a noite.

“Ainda é muito cedo, mas não descartamos o fator humano” como uma possível causa do fogo, disse Susana. Fonte: Associated Press.