Imprensa protesta contra pressão do governo do Iraque

Jornalistas tomaram hoje as ruas da capital do Iraque para protestar contra, segundo eles, uma pressão política para calar a mídia. A manifestação, com a presença de muitos repórteres e políticos, ocorre após o jornalista Ahmed Abdul-Hussein ter sido ameaçado de responder a processo por editoriais relacionados a um roubo a banco em Bagdá, que deixou oito guardas mortos. “Nós estamos aqui para rejeitar a censura do governo e a intervenção em nosso trabalho”, disse Ziyad al-Khafaji, do independente Observatório da Liberdade Jornalística, sediado em Bagdá. “Países democráticos não deveriam temer uma imprensa livre.”

Jornalistas iraquianos não têm as mesmas proteções e liberdades que a maioria de seus colegas ocidentais recebe. Nos últimos anos, repórteres foram agredidos e presos por forças de segurança iraquiana, por tentar informar sobre ataques insurgentes ou protestos. A situação torna-se mais tensa conforme a campanha eleitoral ganha corpo – o país deve celebrar eleições nacionais em janeiro.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo
O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Ao comentar na Tribuna você aceita automaticamente as Política de Privacidade e Termos de Uso da Tribuna e da Plataforma Facebook. Os usuários também podem denunciar comentários que desrespeitem os termos de uso usando as ferramentas da plataforma Facebook.