Veja você mesmo

Imagem impressionante mostra em detalhes todo ‘lixo’ orbitando ao redor da Terra

Reprodução

Você tem ideia de quanto lixo cósmico orbita ao redor da Terra? Você sabia que cada um desses objetos são monitoráveis, ou seja, dá para saber onde eles estão exatamente? E você acredita que dá pra visualizar isso tudo em tempo real? A Tribuna está aqui para responder a estas três perguntas e te convidar para uma experiência incrível de observação do nosso planeta pelos olhos de quem está fora dele.

Primeira pergunta: Você tem ideia de quanto lixo orbita ao redor da Terra? Primeiro vamos esclarecer o que chamamos de “lixo”. Segundo o site Space Track, do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, existem 150 mil objetos maiores que uma bola de beisebol orbitando ao redor do nosso planeta. São satélites ativos, satélites desativados e restos de satélites sem uso há muitos anos.

Segunda pergunta: Você sabia que cada um desse objetos são monitoráveis? Usando parâmetros orbitais, o site Stuffin.Space usa um modelo de propagação para prever a localização de cada satélite em tempo real, com uma precisão de alguns quilômetros, e exibe os dados usando uma visualização WebGL (2D e 3D). O sistema considera também a rotação da Terra e o ângulo da luz do sol.

Terceira pergunta: E você acredita que dá pra visualizar isso tudo em tempo real?

Agora melhor do que falar, é ver. Acesse o site Stuffin.Space e se divirta. Os dados são atualizados em tempo real e mostram idade do objetivo, velocidade, distância da Terra e mais alguns detalhes. Prepara-se, pois você corre o risco de perder algumas horas observando nosso planeta e todo seu lixo cósmico.

+ Atenção! Você está a um clique de ficar por dentro do que acontece em Curitiba e Região Metropolitana. Tudo sobre futebolentretenimentohoróscopo, blogs exclusivos e os Caçadores de Notícias, com histórias emocionantes e grandes reportagens. Vem com a gente!

Elon Musk vai além

O bilionário Elon Musk anunciou recentemente que pretende enviar ao espaço por intermédio de sua empresa SpaceX 12 mil novos satélites. O objetivo é formar uma rede capaz de fornecer internet de alta velocidade para todo o mundo. Ele já possui 60 satélites orbitando. A medida criou apreensão em astrônomos, que temem prejuízos na exploração do espaço por via ótica e via rádio pela barreira física que poderá ser criada, bem como a luz refletida nos objetos.

Tour leva o povo pra conhecer lendas urbanas de Curitiba

Voltar ao topo