Igreja Anglicana decide derrubar ordenação de mulheres bispos

Em votação apertada, o corpo legislativo da Igreja Anglicana derrubou hoje a proposta segundo a qual mulheres poderiam ser ordenadas bispos. Para implementar a polêmica mudança, eram necessários dois terços dos 470 votos do Sínodo Geral.

O encontro dos bispos, clérigos e leigos anglicanos ocorre na Church House, perto da Abadia de Westminster, no centro de Londres.

De acordo com o arcebispo de York, John Sentamu, a proposta foi aprovada entre os bispos e clérigos, mas não entre os leigos.

Rowan Williams, arcebispo de Canterbury e líder espiritual da Igreja Anglicana, apoiava a mudança. Mais de mil integrantes da Igreja Anglicana, incluindo bispos e clérigos seniores, enviaram uma carta ao jornal “The Independent” ontem pedindo ao Sínodo para decidir em favor da ordenação.

“Acreditamos sinceramente que esta é a coisa certa a fazer, e que esta é a hora certa para isso”, afirmaram. Em uma carta ao “The Times”, na sexta, 325 clérigos de opuseram à mudança, dizendo que prosseguir “levará irrevogavelmente a fraturas profundas” na Igreja.

Mulheres já podem ser ordenadas bispos na Austrália, Nova Zelândia, Canadá e EUA, mas, na Inglaterra, reformistas e tradicionalistas divergem sobre o assunto.

Voltar ao topo