Iêmen anuncia toque de recolher na cidade de Áden por tempo indeterminado

O governo internacionalmente reconhecido do Iêmen declarou um toque de recolher noturno com início nesta segunda-feira na cidade portuária de Áden em uma tentativa de conter as recentes incursões realizadas pela Al-Qaeda e outros grupos militantes islâmicos, disse o prefeito da cidade, Aidarous al-Zubaidi.

Segundo al-Zubaidi, o toque de recolher ocorrerá todas as noites das 20h até as 5h (do horário local) por um período indeterminado.

A medida veio após as forças do governo retomarem o porto estratégico de Áden depois de confrontos pesados com militantes que tinham tomado o local no fim de semana. A Al-Qaeda e outros grupos militantes têm utilizado o porto para operações lucrativas de contrabando.

O grupo e os militantes islâmicos ligados a estatais têm explorado o caos de uma guerra civil no país para expandir sua presença no sul do Iêmen.

De acordo com dados da Organização das Nações Unidas, a guerra no Iêmen já matou ao menos 5.884 pessoas desde março, quando os confrontos aumentaram após a coalizão liderada pela Arábia Saudita começou a lançar ataques aéreos contra os rebeldes

O conflito opõe o governo internacionalmente reconhecido, apoiado por uma coalizão liderada pela Arábia Saudita contra os rebeldes houthis, contra a aliados ao ex-presidente. Fonte: Associated Press.

Voltar ao topo